Dieta da USP

Como funciona a Dieta da USP?

Dieta da USP

A princípio é importante deixar claro que a dieta leva o nome da Universidade de São Paulo (USP), no entanto, não existe nenhuma relação com a universidade. Seu nome foi elaborado com o intuito de dar uma falsa credibilidade à dieta. Ela apresenta os mesmos princípios que a dieta das proteínas ou a dieta Atkins, a drástica redução dos carboidratos.

O programa possui um cardápio de uma semana, com refeições definidas para cada dia. Apresentam como recomendação o baixo consumo de alimentos que contenham carboidratos (massas, farinhas, arroz, aveia, pão, milho, batatas, barra de cereal, macarrão, cará, inhame) e o aumento dos alimentos ricos em proteínas (carnes, ovos, peixes, embutidos e leite integral e derivados do leite) e gorduras (presentes nas carnes, azeite, sorvete e oleaginosas). Nessa dieta não é permitido substituir os alimentos que estão no cardápio e nem trocá-los de horário. Depois de completar essa semana, deve-se iniciar novamente o cardápio desde o primeiro até o sétimo dia.

Vantagens da Dieta da USP

- As proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade.

- Redução de peso em curto prazo, mas não necessariamente de gordura, ocorre perda de massa também.

Desvantagens da Dieta da USP

- É uma dieta desequilibrada nutricionalmente, a perda de peso rápida é decorrente da baixa ingestão de calorias, o que leva à perda de água e massa magra que pode dar falsa ilusão de emagrecimento.

- Durante o processo de emagrecimento é possível que haja sensação de fraqueza, pois a pessoa poderá ficar sem energia para executar suas atividades diárias, além de sentir dores de cabeça, náuseas, tontura e mal estar.

- Além disso, não promove reeducação alimentar e, assim como as demais dietas, somente proporciona resultados imediatos.

Dieta da USP x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta da USP: A rotina desta dieta é determinada por um cardápio semanal definido. Você reduz drasticamente o consumo de carboidratos e ingere proteínas e gorduras em excesso. Ou seja, você não aprende a se alimentar com qualidade e equilíbrio.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

  • É fácil de seguir?

    Dieta da USP: A Dieta da USP está no grupo das ditas restritivas e, além disso, é super rígida, pois você não pode substituir os alimentos que estão no cardápio e nem trocá-los de horário, ou seja, é uma dieta que interfere radicalmente na sua rotina.

    Dieta e Saúde: Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda.

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta da USP: Com a Dieta da USP, você conta com um cardápio semanal que deve ser repetido. Você não tem ferramentas para te auxiliar no processo do emagrecimento e não consegue avaliar se está perdendo peso da maneira correta sem comprometer sua saúde.

    Dieta e Saúde: O Dieta e Saúde te oferece ferramentas que permitem acompanhar a evolução do seu emagrecimento no dia-a-dia e por ser 100% online, você pode acessar sua página a qualquer momento. Conte com: Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional e emagreça com saúde.

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta da USP: Com a Dieta da USP você tem a apenas o cardápio e as regras. Faz tudo sozinho o que torna mais difícil se manter dentro da dieta. Já imaginou passar por tantas restrições sem apoio?

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Nossa metodologia foi cirada por diversos especilistas coordenados pela nutricionista-chefe do Dieta e Saúde, a Dra. Roberta Stella e você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta da USP: A Dieta da USP é uma dieta restritiva e é normalmente feita sem o acompanhamento de profissionais para tirar suas dúvidas e oferecer orientação.

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Nossa metodologia foi cirada por diversos especilistas coordenados pela nutricionista-chefe do Dieta e Saúde, a Dra. Roberta Stella e você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta da USP: Na Dieta da USP você tem um cardápio determinado com o baixo consumo de carboidratos (massas, farinhas, arroz, aveia, pão, milho, batatas, barra de cereal, macarrão, cará, inhame) e o aumento dos alimentos ricos em proteínas (carnes, ovos, peixes, embutidos e leite integral e derivados do leite) e gorduras (presentes nas carnes, azeite, sorvete e oleaginosas).

    Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas. Você não se priva de uma alimentação completa, saborosa e balanceada porque aprende a ter moderação.