Dieta das 3 horas

Como funciona a Dieta das 3 horas?

Dieta das 3 horas

Criada pelo norte-americano Jorge Cruise, a Dieta das 3 horas propõem um programa alimentar para perda de peso baseado somente em evitar longos períodos em jejum, ao impor aos seus adeptos a realização de uma refeição a cada três horas, sem limitar o consumo de nenhum alimento.

Segundo o autor ao manter a regularidade no horário das refeições, fracionando a alimentação é possível evitar que o organismo armazene energia em forma de gorduras, pois ao expor o corpo a um consumo insuficiente de calorias, o organismo passa a reservar energia a fim de se proteger.

O autor afirma ainda que a duração do processo de digestão dos alimentos é de cerca de três horas, portanto ao realizar uma nova refeição nesse período estamos forçando nosso corpo a reiniciar o processo de digestão e com isso a gastar mais calorias e consequentemente eliminar peso. Outro benefício metabólico relacionado à dieta por Cruise é que ao fornecer alimento ao corpo a cada três horas, prevenindo assim o sentido de fome é possível prevenir picos de cortisol, hormônio que contribui para os estoques de gordura no abdômen.

A não restrição de grupos alimentares, como alimentos proteicos ou fontes de carboidratos é apontada pelo autor como uma vantagem da Dieta das 3 Horas sobre as demais dietas.

Algumas recomendação voltadas para o controle da alimentação são transmitidas aos adeptos da dieta. Para evitar esquecimentos que possam comprometer a principal regra da dieta de realizar uma refeição a cada três horas, os seguidores são orientados a anotar os horários em que cada refeição deve acontecer, bem como programar o alarme do celular ou relógio para avisar quando é o momento de se alimentar novamente e carregar opções de lanches.

Cruise sugere aos adeptos da dieta a prática de atividade física afirmando que assim é possível favorecer o desenvolvimento muscular e acelerar a perda de peso.

Vantagens da Dieta das 3 horas

A proposta da dieta favorece o metabolismo, além de evitar hábitos alimentares atualmente comuns entre a população e que contribuem para o ganho de peso como: pular refeições, em especial o café da manhã; realizar apenas 3 refeições ao dia permanecendo longos períodos em jejum; substituir refeições completas por lanches e beliscar alimentos no decorrer do dia.

Desvantagens da Dieta das 3 horas

A dieta não estabelece quantidades de alimentos a serem consumidas nem mesmo orienta quais alimentos são é preciso dar preferência, dessa forma é possível exceder o valor calórico consumido no dia, ou ainda consumir a cada três horas alimentos prediletos e geralmente mais calóricos como chocolates, sorvetes, biscoitos ou hambúrgueres comprometendo a perda de peso e a saúde do corpo.

A orientação de um profissional nutricionista pode tornar as escolhas de alimentos que irão compor as refeições do dia mais saudáveis e nutritivas.

Outra desvantagem da dieta está relacionada ao tempo de digestão dos alimentos que não é o mesmo para todos os alimentos e preparações, acarretando assim em uma sobreposição de refeições que também poderá comprometer o emagrecimento.

A necessidade de controlar rigorosamente o horário de cada refeição pode se tornar o acompanhamento da dieta algo maçante e complexo, impedindo sua adesão, em especial por aqueles que tem uma rotina atribulada e não dispõem de muito tempo.

Dieta das 3 horas x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta das 3 horas: Com essa dieta você irá comer a cada 3 horas, no entanto não existe restrições quanto a grupo de alimentos nem indicação de quantidades. Ou seja, você não aprende a se alimentar com qualidade e equilíbrio.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

  • É fácil de seguir?

    Dieta das 3 horas: Com essa dieta você realiza uma refeição a cada três horas, o que para quem tem uma vida corrida pode se tornar um incomodo. Além disso, mudanças instantâneas na sua rotina pode prejudicar a adaptação à dieta.

    Dieta e Saúde: Com essa dieta você realiza uma refeição a cada três horas, o que para quem tem uma vida corrida pode se tornar um incomodo. Além disso, mudanças instantâneas na sua rotina pode prejudicar a adaptação à dieta.

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta das 3 horas: Você não terá ferramenrtas a sua disposição apenas terá que seguir a regra de se alimentar a cada três horas.

    Dieta e Saúde: Diversas ferramentas que irão auxiliar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!.

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta das 3 horas: Quando você segue uma dieta da moda, você faz tudo sozinho lê o cardápio e segue as regras, com a Dieta das 3 horas acontece o mesmo.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você não está sozinho. Somos a maior Comunidade online de emagrecimento do país. Você compartilha experiências, dicas, dificuldades com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, tornando o processo de emagrecimento motivador.

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta das 3 horas: Normalmente a Dieta das 3 horas é feita sem o acompanhamento de profissionais para tirar suas dúvidas e oferecer orientação.

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta das 3 horas: Você não saberá quais alimentos devem ser consumidos, nem mesmo faz orientações sobre as quantidades.

    Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.