Dieta das Cores

Como funciona a Dieta das Cores?

Dieta das Cores

De acordo com essa dieta, a cor do alimento está relacionada ao nutriente que contém, sendo fundamental ingerir diariamente no mínimo um alimento de cada cor.

Segundo os preceitos dessa dieta, a alimentação fica mais bonita, saborosa e nutritiva. Além disso, consumir diariamente frutas, legumes e hortaliças de cores diferentes é garantia de ingestão de alimentos de baixas calorias e grandes quantidades de vitaminas e minerais, o que reduz significativamente o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de câncer e outras doenças.

Os alimentos são divididos em 6 cores que devem estar presentes no cardápio diário:

• Amarelos ou alaranjados que contém carotenoides presentes nos alimentos como o mamão, melão, cenoura, manga, laranja, damasco, pêssego e abóbora que tem atividade antioxidante e anticancerígena. Também possuem vitaminas A e C, que ajudam a manter o sistema nervoso saudável, protegem o coração e a visão.

• Azulados e arroxeados, tais como uva, ameixa, framboesa, beterraba, berinjela e repolho roxo possuem atividade antioxidante, retardando o envelhecimento. Também protegem o coração e previnem alguns tipos de câncer.

• Brancos, como a couve-flor, batata, arroz, nabo, repolho, cebola e a banana constituem fonte de cálcio e potássio e são imprescindíveis para a formação e manutenção dos ossos e funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

• Verdes, como abacate, brócolis, chuchu, kiwi, limão, pepino, vagem e os folhosos em geral, contém clorofila, ferro e vitamina A agindo na desintoxicação das células, protegendo contra anemia, anticancerígeno, inibindo o envelhecimento e protegendo a visão, coração, cabelo e pele.

• Vermelhos, como morango, tomate, melancia, maçã, acerola, goiaba vermelha, framboesa, cereja e pimentão vermelho contêm licopeno que atuam como antioxidante, neutralizando os radicais livres e protegendo o coração. Também são fontes de vitamina C.

• Marrons, tais como aveia, nozes, castanhas, feijão, lentilha são ricos em fibras e vitaminas do complexo B e vitamina E, auxiliando no funcionamento do intestino e prevenindo doenças cardiovasculares.

Quanto mais colorida estiver a alimentação, maior será a quantidade de nutrientes que serão oferecidos ao organismo.

Vantagens da Dieta das Cores

A dieta incentiva o consumo de frutas, verduras e legumes, que são fontes de fibras, vitaminas e minerais importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo.

Ao estimular a variedade de alimentos colabora para o fornecimento de diferentes nutrientes que são encontrados em alimentos distintos.

Desvantagens da Dieta das Cores

A dieta não faz referência em relação à quantidade que deve ser consumida de cada alimento, logo o adepto a essa dieta pode superestimar as quantidades, consumindo mais energia do que realmente necessita o que pode promover o aumento de peso.

Também não menciona como deve ser o consumo de outros grupos alimentares, que são essenciais ao funcionamento adequado do nosso corpo, como é o caso das proteínas, presente em leite e derivados, ovos e carnes (bovina, suína, aves), que é responsável pela síntese muscular e fornecimento de aminoácidos essenciais; dos cereais (macarrão, pães), responsáveis em prover energia ao nosso organismo e também as gorduras, cuja função é transportar vitaminas lipossolúveis e produzir certos hormônios.

A falta dos nutrientes citados pode ser prejudicial à saúde.

Dieta das Cores x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta das Cores: Por mais que uma alimentação colorida garanta a variedade de nutrientes ao seu corpo, a rotina alimentar desta dieta é de restrições alimentares. Você reduz drasticamente o consumo de carnes, ovos e lácteos. A dieta também não esclarece quanto as quantidades e porções dos alimentos, ou seja, não te orienta quanto a forma de se alimentar com qualidade e equilíbrio.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

  • É fácil de seguir?

    Dieta das Cores: A Dieta das Cores traz mudanças radicais em sua rotina. Você terá que deixar de consumir de uma hora para outra, diversos alimentos de seu costume e que são fundamentais ao seu organismo como leites e derivados, carnes e ovos. Você está disposto a mudar radicalmente sua rotina e ainda comprometer sua saúde?

    Dieta e Saúde: Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta das Cores: A dieta, como a maioria das dietas restritivas, possui uma lista de alimentos que devem ser consumidos e outros retirados do cardápio. Para seguir a dieta não há ferramentas para te auxiliar no processo do emagrecimento e não consegue avaliar se está perdendo peso da maneira forma sem trazer prejuízos a sua saúde.

    Dieta e Saúde: Diversas ferramentas que irão auxiliar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!.

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta das Cores: A Dieta das Cores é mais uma dieta da moda, sendo assim para você faz a dieta a partir da leitura das regras e listas de alimentos permitidos, ou seja, faz tudo sozinho o que acaba comprometendo sua adesão e tornando a dieta um verdadeiro transtorno.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você não está sozinho. Somos a maior Comunidade online de emagrecimento do país. Você compartilha experiências, dicas, dificuldades com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, tornando o processo de emagrecimento motivador.

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta das Cores: Por ser mais uma dieta da moda, com a Dieta das Cores você a segue sem acompanhamento de profissionais para tirar suas dúvidas e oferecer orientação.

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta das Cores: Como a Dieta das Cores você se alimenta de leguminosas, frutas, legumes e verduras, e oleaginosas nas cores amarelo, vermelho, verde, roxo, branco e marrom. Quanto mais colorido o prato melhor, porém carnes, ovos, peixes e lácteos estão proibidos.

    Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.