Dieta das Fibras

Como funciona a Dieta das Fibras?

Dieta das Fibras

As fibras são divididas em dois grupos: solúveis e insolúveis.

As fibras solúveis retêm água, formando uma espécie de gel, que promove saciedade, reduz a absorção de glicose e diminui as taxas de colesterol sanguíneo. São encontradas em frutas, verduras, legumes e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha).

Já as fibras insolúveis aumentam o bolo fecal, estimulando o transito intestinal e prevenindo a constipação. São encontradas nas verduras, cereais e grãos integrais.

Os alimentos ricos em fibras exigem mais tempo de mastigação, demoram mais tempo para serem digeridos e por isso, ajudam a manter a saciedade. Com isso, precisamos ingerir menores quantidades de alimentos para nos sentir satisfeitos, o que auxiliará no emagrecimento.

A dieta rica em fibras, como o nome diz, recomenda a ingestão de alimentos ricos nesse nutriente, e indica que o consumo diário deve ser entre 25 e 35 gramas. Quantidades superiores a essa recomendação pode dificultar a absorção de micronutrientes, como por exemplo, cálcio, ferro e zinco.

Pessoas que não estão acostumadas a ingerir grandes quantidades de fibras devem iniciar esse processo gradualmente, até o organismo se acostumar.

De acordo com essa dieta, é necessário iniciar o café da manhã com alimentos fontes de fibra (frutas, cereais, pães integrais), assim evitará ter fome acumulada no almoço. Além disso, é fundamental iniciar o almoço e jantar com um prato grande de salada crua, para aumentar a saciedade e assim, evitar exageros nas refeições. Substituir os cereais refinados pelos integrais também é essencial, já que esses alimentos não passaram pelo processo de refinamento, e possuem as fibras intactas.

É indispensável aliar essa dieta à ingestão adequada de água, que deve ser de no mínimo 8 copos diariamente. O consumo insuficiente de água poderá causar constipação intestinal.

Vantagens da Dieta das Fibras

Uma característica positiva é que essa dieta não faz restrições de grupos alimentares, sendo uma dieta variada. Há elevado consumo de frutas, verduras e legumes, que são alimentos fontes de vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo. A substituição dos cereais refinados (arroz branco, pão branco) pelas versões integrais, também é um ponto positivo já que os integrais possuem mais fibras, vitaminas e minerais.

Desvantagens da Dieta das Fibras

Se não houver ingestão adequada de água, o quadro de prisão de ventre pode se agravar. É possível ocorrer alterações no funcionamento do intestino, causando gases e até diarreias. Além disso, a ingestão excessiva de fibras pode prejudicar a absorção de nutrientes importantes ao nosso organismo, como é o caso do cálcio e do ferro.

Dieta das Fibras x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta das Fibras: Um ponto positivo da Dieta das Fibras é que não restringe nenhum grupo de alimentos, no entanto, a dieta também não indica as quantidades que pode ser ingeridas de cada alimento, o que pode levar ao excesso alimentar.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

  • É fácil de seguir?

    Dieta das Fibras: É uma dieta fácil de ser seguida já que não exige grandes mudanças na alimentação e estilo de vida. Se você não tem costume de comer verduras, legumes e frutas com frequência pode ter dificuldade no seguimento, já que a dieta determina um alto consumo desses alimentos.

    Dieta e Saúde: Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta das Fibras: A Dieta das Fibras não disponbiliza ferramentas de suporte para ajudar em seu processo de emagrecimento.

    Dieta e Saúde: Diversas ferramentas que irão auxiliar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta das Fibras: Assim como a maioria das dietas da moda, a Dieta das Fibras não conta com um grupo de adeptos para te acompanhar nessa jornada.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você não está sozinho. Somos a maior Comunidade online de emagrecimento do país. Você compartilha experiências, dicas, dificuldades com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, tornando o processo de emagrecimento motivador.

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta das Fibras: Você não conta o suporte de especialistas para esclarecer suas dúvidas e transmitir orientações.

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta das Fibras: Na Dieta das Fibras você irá consumir frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

    Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.