Dieta de South Beach

Como funciona a Dieta de South Beach?

Dieta de South Beach

A dieta de South Beach surgiu no sul da Flórida e foi desenvolvida pelo cardiologista Arthur Agatston para reduzir os níveis de colesterol total, LDL e triglicerídeos sanguíneos de seus pacientes.

Como foi percebido o emagrecimento desses pacientes, a dieta passou a ser utilizada para este propósito.

Essa dieta é constituída de três fases:

Fase 1: Essa etapa dura 2 semanas e grande parte do carboidrato é retirado da alimentação. Segundo os preceitos dessa dieta, os carboidratos são retirados da alimentação para alterar a química do seu organismo que organismo passará a liberar gradativamente insulina, diminuindo a fome e a vontade de consumir guloseimas. Nessa fase é permitido o consumo de cortes magros de carnes bovina e suína, aves sem pele, peixes, frutos do mar, ovos, leites e derivados desnatados, saladas, legumes, feijões e óleos vegetais. É necessário limitar a ingestão de doces até 75 calorias diárias. Nesse período, as bebidas alcoólicas, frutas e sucos em geral, legumes como batata, mandioca, inhame, cenoura e beterraba, cereais (milho, pão, macarrão, arroz) e queijos gordurosos são proibidos.

Fase 2: Nesse estágio, alguns tipos de carboidratos, assim como frutas, são reintroduzidos na dieta. Você deve permanecer nessa etapa até atingir seu objetivo de peso. Nesse período é permitido o consumo de todos os alimentos da fase 1, e são introduzidos os seguintes alimentos: frutas (maçã, banana, uva, manga, laranja, pêssego, ameixa, morango, melão, kiwi e pera), legumes (cenoura e batata doce), cereais integrais (arroz integral, macarrão integral, pão integral), alimentos a base de soja, chocolate amargo e meio amargo, vinho tinto. Beterraba, batata, milho, cereais refinados (arroz branco, pão branco), frutas como abacaxi, melancia, uvas passas e sucos industrializados continuam sendo proibidos nessa fase.

Fase 3: Visa manter os hábitos alimentares das fases anteriores e deve ser seguida por toda a vida, porém, essa etapa é mais tranquila e todos os alimentos são livres. Uma vez ou outra você poderá exagerar e compensar em seguida. Se engordar, é só retornar a primeira fase por 1 ou 2 semanas, para voltar ao peso normal.

Vantagens da Dieta de South Beach

Não há limitação de quantidade de alimentos a serem consumidos, somente os tipos de alimentos são restritos. Perda de peso rápida na primeira fase, sendo uma alternativa para quem deseja perder peso rapidamente.

Desvantagens da Dieta de South Beach

Sempre que recuperar o peso terá retomar a fase mais rígida da dieta, o que ocasiona o efeito-sanfona que coloca sua saúde em risco. Os carboidratos são responsáveis por fornecer energia ao nosso organismo, sendo assim, a restrição desse grupo, que ocorre na primeira fase pode causar fraqueza, mal estar, tonturas. A falta de frutas e legumes na dieta pode ocasionar a falta de vitaminas e minerais essenciais ao nosso corpo. Essa dieta não deve ser seguida por pessoas que tenham problemas renais, já que há alta ingestão de proteína, que é um nutriente que deve ser consumido com moderação por pessoas que apresentam essa patologia.

Dieta de South Beach x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta de South Beach: Com a Dieta de South Beach você segue as fases da dieta em alguns momentos restringindo e em outros liberando o carboidrato. Dessa forma você não aprende a se alimentar com qualidade e equilíbrio.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

  • É fácil de seguir?

    Dieta de South Beach: Você deve seguir as três fases da dieta. No entanto, você pode confundir os alimentos para cada fase e, assim, atrapalhar toda a dieta. Além disso, toda mudança radical é difícil de seguir e interfere até no seu humor.

    Dieta e Saúde: Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda.

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta de South Beach: Para a Dieta de South Beach você pode encontrar as regras e fases da dieta tanto em livros como também em site na internet. No entanto, como na maioria das dietas, você não tem ferramentas para te auxiliar no processo do emagrecimento e não consegue avaliar se está perdendo peso da maneira correta.

    Dieta e Saúde: Diversas ferramentas que irão auxiliar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!.

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta de South Beach: Normalmente quando você faz uma dieta da moda, lê o cardápio e as regras e faz tudo sozinho o que torna mais difícil se manter firme, com a Dieta de South Beach não é diferente.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você não está sozinho. Somos a maior Comunidade online de emagrecimento do país. Você compartilha experiências, dicas, dificuldades com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, tornando o processo de emagrecimento motivador.

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta de South Beach: Embora, tenha sido criada por um cardiologista, Dieta de South Beach, assim como a maioria das dietas da moda, é normalmente feita sem o acompanhamento de profissionais para tirar suas dúvidas e oferecer orientação.

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta de South Beach: Conforme você for evoluindo nas fases da dieta, o carboidrato irá sendo incluído em sua alimentação. O grande risco de adotar essa dieta é que você poderá viver em um eterno efeito-sanfona e prejudicar seriamente sua saúde por causa disso.

    Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.