Dieta da Clara do Ovo

Como funciona a Dieta da Clara do Ovo?

Dieta da Clara do Ovo

A clara de ovo é apontada pela dieta como uma boa alternativa de emagrecimento por ser um alimento fonte de proteínas de estrutura complexa que exigem um maior tempo de digestão e com isso favorecem a saciedade, evitando a volta rápida da fome. Já a batata cozida é indicada por possuir carboidratos em sua composição, nutriente ligado ao fornecimento de energia ao organismo.

Há duas versões da dieta. Em uma delas além do consumo de batata e clara do ovo, é recomendado o consumo de suco de limão junto às refeições para desintoxicar o organismo e fornecer vitamina C. Outra versão da dieta permite o consumo de um ovo inteiro todos os dias no café da manhã para assim controlar a fome desde o inicio do dia.

A clara de ovo contém albumina, uma proteína geralmente utilizada em forma de suplemento pelos praticantes de atividade física com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de massa muscular. Portanto ao associar a Dieta da Clara do Ovo à prática de atividade física, o seguidor supostamente estaria emagrecendo e ao mesmo tempo favorecendo o aumento de massa muscular, prevenindo a flacidez.

Vantagens da Dieta da Clara do Ovo

Os ovos são boas fontes de proteínas e aminoácidos essenciais ao corpo, assim como vitamina A nutriente fundamental a saúde dos olhos, cabelos, unhas e pele.

Desvantagens da Dieta da Clara do Ovo

O plano alimentar proposto pela Dieta da Clara do Ovo está baseado no consumo de apenas 2 alimentos: clara de ovo e batata cozida. Essa drástica restrição de alimentos contraria um dos princípios de para alimentação saudável: a variedade de nutrientes. Portanto, seguir a dieta por longos períodos representa um grande risco de carência de vitaminas e minerais essenciais ao organismo como, por exemplo, vitamina C, cálcio e potássio. A ingestão de fibras também é prejudicada devido à exclusão de alimentos integrais, frutas, legumes e verduras durante a realização da dieta.

A segunda versão da dieta ao permitir o consumo diário de um ovo inteiro pode favorecer o aumento dos níveis de colesterol sanguíneos, já que na gema dos ovos estão contidas grandes quantidade desse tipo de gorduras. Com altos níveis de LDL-colesterol, (o colesterol ruim) circulando na corrente sanguínea o risco para entupimento de vasos sanguíneos e o consequente desenvolvimento de doenças cardíacas é aumentado.

O rápido emagrecimento que promete a Dieta da Clara do Ovo é outra desvantagem da dieta. A perda de peso atingida em um curto espaço de tempo favorece o conhecido “efeito sanfona”, afinal a dieta não promove mudanças definitivas de hábitos alimentares, contribuindo assim para o retorno do peso pedido. O ideal é que o emagrecimento ocorra de forma gradual e associado à adoção definitiva de hábitos alimentares saudáveis, não em um curto prazo como proposto pela dieta.

Dieta da Clara do Ovo x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta da Clara do Ovo: O plano alimentar desta dieta se resume em consumir exclusivamente clara de ovos e batatas cozidas todos os dias. Outros alimentos são restritos, ou seja, você não aprende a se alimentar de forma equilibrada e nutritiva.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

  • É fácil de seguir?

    Dieta da Clara do Ovo: Durante essa dieta você terá que mudar radicalmente seus hábitos alimentares e deixar de lado tudo o que está acostumado a consumir. Além disso, devido a grande restrição alimentar o risco de recuperar o peso perdido ao final da dieta é grande. Você consegue comer apenas ovo e batata cozida o dia inteiro? É realmente necessário restringir sua alimentação de forma tão radical?

    Dieta e Saúde: Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda.

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta da Clara do Ovo: Com essa dieta você não tem acesso a ferramentas que poderão lhe auxiliar no processo do emagrecimento e não consegue avaliar se está perdendo peso da maneira correta, e principalmente de forma definitiva.

    Dieta e Saúde: Diversas ferramentas que irão auxiliar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!.

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta da Clara do Ovo: Geralmente como acontece com as demais dietas da moda, ao realizar a Dieta da Clara do Ovo você faz tudo sozinho, e encontra a melhor forma de incluir esses alimentos permitidos em seu dia a dia.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você não está sozinho. Somos a maior Comunidade online de emagrecimento do país. Você compartilha experiências, dicas, dificuldades com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, tornando o processo de emagrecimento motivador.

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta da Clara do Ovo: Como ocorre também com as outras dietas da moda, ao seguir a Dieta da Clara do Ovo você não conta com o acompanhamento de profissionais para esclarecimento de dúvidas e demais informações importantes.

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta da Clara do Ovo: A dieta possui duas versões em uma além do consumo de batata e clara há também a ingestão de suco de limão, para desintoxicar o corpo. A outra versão indica o consumo de ovo inteiro todos os dias pela manhã.

    Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.