Dieta das Calorias Inteligentes ou Dieta do K

Como funciona a Dieta das Calorias Inteligentes ou Dieta do K?

Dieta das Calorias Inteligentes ou Dieta do K

Criada pelo Instituto de Saúde Integral (ISI), a Dieta do K também conhecida como Dieta das Calorias Inteligentes utiliza uma unidade de medida denominada como “K” para cada alimento. O “K” é calculado a partir da divisão do valor calórico dos alimentos por 10, assim um alimento com 100 calorias é representado com o valor de 10ks.

Segundo a quantidade de “K” os alimentos são também classificados de acordo com sua qualidade nutricional. Essa classificação é feita a partir da utilização das cores do semáforo (vermelho, amarelo e verde), sendo que para determinar a cor do alimento são considerados os respectivos valores de índice glicêmico, teor de gorduras saturadas e trans, e sódio.

Alimentos Verdes: possuem baixo índice glicêmico e seu consumo é liberado desde que o número de “Ks” correspondente seja controlado.

Alimentos Amarelos: apresentam moderadas quantidades de gorduras saturadas, índice glicêmico e sódio. O consumo é determinado pelo terapeuta nutricional do programa, sendo limitado em até 20 porções por dia.

Alimentos Vermelhos:são aqueles com altos níveis de gorduras saturadas, geralmente contém gordura trans, alto nível glicêmico e elevadas concentrações de sódio. A quantidade a ser consumida também é determinada pelo terapeuta nutricional do programa, respeitando o limite de até 5 porções por dia.

Para controlar a quantidade de “Ks” consumida o seguidor da dieta deve anotar os “Ks” e as cores de todos os alimentos consumidos, tomando como base uma tabela na qual os alimentos estão divididos por cores e valores de “K”. A quantidade total de “Ks” e de alimentos de cada cor a ser consumida no dia é estabelecida individualmente pelo terapeuta nutricional do programa, que utiliza uma fórmula padrão para o cálculo.

Vantagens da Dieta das Calorias Inteligentes ou Dieta do K

O conceito da Dieta do K considera não somente as calorias dos alimentos, mas também sua qualidade nutricional. Com a classificação dos alimentos em cores, considerando os teores de gorduras (trans, saturada, colesterol) e sódio, a identificação dos alimentos que devem ser evitados e quais devem ser incluídos torna-se de fácil compreensão por seus seguidores.

Desvantagens da Dieta das Calorias Inteligentes ou Dieta do K

A necessidade de procurar todos os alimentos consumidos na tabela e então anotar seus valores de “K” e cores rigorosamente todos os dias, pode dificultar a adesão da dieta, em especial por aqueles que tem uma rotina atribulada e não dispõem de muito tempo. A aplicação da dieta pode se tornar algo maçante e complexo.

Dieta das Calorias Inteligentes ou Dieta do K x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta das Calorias Inteligentes ou Dieta do K: A Dieta do K considera não somente as calorias dos alimentos, mas também sua qualidade nutricional, sinalizando quais são as melhores escolhas alimentares.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

  • É fácil de seguir?

    Dieta das Calorias Inteligentes ou Dieta do K: A necessidade de procurar todos os alimentos consumidos na tabela e então anotar seus valores de “K” e cores rigorosamente todos os dias, pode dificultar a adesão da dieta.

    Dieta e Saúde: Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda.

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta das Calorias Inteligentes ou Dieta do K: Você terá somente a lista com alimentos e as respectivas cores, para que possa montar sua alimentação. Fora isso, a Dieta do K não disponibiliza ferramentas que te ajudarão no processo de emagrecimento.

    Dieta e Saúde: Diversas ferramentas que irão auxiliar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta das Calorias Inteligentes ou Dieta do K: Na Dieta do K você não terá companhia para compartilhar suas alegrias e dificuldades. Você terá a lista de alimentos com suas respectivas cores e fará tudo sozinho.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você não está sozinho. Somos a maior Comunidade online de emagrecimento do país. Você compartilha experiências, dicas, dificuldades com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, tornando o processo de emagrecimento motivador.

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta das Calorias Inteligentes ou Dieta do K: Antes de iniciar a dieta, você deverá consultar seu terapeuta nutricional, que será o responsável por determinar as quantidades de Ks de cada cor que você poderá comer no dia.

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta das Calorias Inteligentes ou Dieta do K: Respeitando a quantidade de Ks estabelecida por seu terapeuta nutricional você poderá comer de tudo.

    Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.