Dieta da Linhaça

Como funciona a Dieta da Linhaça?

Dieta da Linhaça

A Dieta da Linhaça tornou-se conhecida após ser divulgada em um programa de televisão. A versão exibida na matéria foi desenvolvida por nutricionistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), porém uma variação desta dieta foi criada por uma nutricionista paulista.

Ambas as versões da dieta possuem o mesmo princípio: a adição da semente de linhaça à alimentação como alternativa para a perda de peso.

A linhaça possui grande quantidade de fibras alimentares que podem contribuir para aumentar a sensação de saciedade entre os seguidores da dieta. Além disso, a semente é fonte de ômega-3 e ômega-6, conhecidas como gorduras boas por ajudarem a prevenir doenças cardiovasculares.

A dieta recomenda a inclusão de duas colheres de sopa ou dois copos de cerca de 50 ml (geralmente utilizados para consumir café) de sementes de farelo de linhaça diariamente. O farelo pode ser adicionado a iogurtes, leite desnatado, suco de frutas e a frutas picadas ou amassadas.

A dieta ainda estimula seus seguidores a adicionar uma colher de sopa da semente inteira a receitas de bolo, pães, molhos e permite acrescentar o óleo de linhaça como tempero de saladas ou sobre sopas.

O cardápio da dieta privilegia o consumo de frutas, legumes e verduras, proteínas magras, produtos integrais e leguminosas. O fracionamento da dieta em pequenas refeições ao longo do dia também é uma característica da dieta.

Outras recomendações da dieta são: a prática de atividade física como forma de otimizar os resultados. o controle do peso por meio  da pesagem e anotação do peso a cada 15 dias, assim como o estabelecimento de metas  de peso.

Vantagens da Dieta da Linhaça

A linhaça é uma importante fonte de ômegas 3 e 6, vitamina E e lignina. Seu consumo regular pode trazer diversos benefícios à saúde.

Os ômegas 3 e 6 são considerados gorduras benéficas ao coração e que têm sido relacionados por estudos científicos à diminuição do risco para o desenvolvimento de aterosclerose e doenças cardíacas. E o ômega-3 apresenta papel antiinflamatório no organismo.

A vitamina E atua como antioxidante prevenindo o envelhecimento precoce.

Estudos demonstram que a lignina, também presente na linhaça atua de forma semelhante ao hormônio feminino estrógeno auxiliando na proteção contra o câncer de mama.

Desvantagens da Dieta da Linhaça

Os efeitos da suplementação de linhaça a longo prazo sobre o emagrecimento ainda estão sendo estudados pela equipe de Nutrição da UFRJ, desse modo ainda não é possível afirmar que a dieta é eficaz e segura.

Por ser rica em gorduras poli-insaturadas (os ômegas), a semente de linhaça quando triturada não deve ser armazenada por longos períodos devido à ocorrência de oxidação destes componentes e consequente perda de suas propriedades nutricionais.

O consumo de dois copos de café de farelo de linhaça pode representar uma ingestão excessiva de fibras alimentares que, segundo estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pode prejudicar a absorção de nutrientes no intestino. Caso o elevado consumo de linhaça e, portanto de fibras alimentares não seja associado à adequada ingestão de líquidos pode ocasionar constipação intestinal.

Dieta da Linhaça x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta da Linhaça: A dieta privilegia a adição da semente e do óleo da linhaça à alimentação, não há regras ou orientações sobre quais alimentos devem ser evitados ou consumidos, nem mesmo as quantidades. Ou seja, você não aprende a se alimentar com qualidade e equilíbrio.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

  • É fácil de seguir?

    Dieta da Linhaça: Para seguir a dieta não é preciso que você realize grandes restrições alimentares, porém como terá que adicionar linhaça a todas as refeições, a dieta pode se tornar monótona depois de certo tempo. Vale lembrar que para seguir a dieta é necessário manter um elevado consumo de líquidos, caso contrário a dieta pode comprometer o bom funcionamento do intestino.

    Dieta e Saúde: Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda.

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta da Linhaça: Ao seguir essa dieta você conta com cardápios e informações disponíveis na internet e em revistas. Você não tem ferramentas para te auxiliar no processo do emagrecimento e não consegue avaliar se está perdendo peso da maneira correta sem comprometer sua saúde.

    Dieta e Saúde: Diversas ferramentas que irão auxiliar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta da Linhaça: A Dieta da Linhaça é mais uma das dietas da moda, e como tal, você lê o cardápio e as regras e faz tudo sozinho. Seguir uma dieta sem apoio ou acompanhamento pode tornar tudo mais difícil e assim comprometer a adesão à dieta.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você não está sozinho. Somos a maior Comunidade online de emagrecimento do país. Você compartilha experiências, dicas, dificuldades com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, tornando o processo de emagrecimento motivador.

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta da Linhaça: A Dieta da Linhaça foi criada por nutricionistas, no entanto para segui-la não há suporte e orientações profissionais para esclarecimento de dúvidas, você segue apenas os cardápios elaborados.

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta da Linhaça: O cardápio da Dieta da Linhaça recomenda o consumo de frutas, legumes e verduras, proteínas magras, leguminosas e produtos integrais, assim como um elevado consumo de semente fonte de fibras e ômega-3.

    Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.