Dieta Metabólica ou Dieta do Metabolismo

Como funciona a Dieta Metabólica ou Dieta do Metabolismo?

Dieta Metabólica ou Dieta do Metabolismo

O metabolismo pode ser definido como a forma com que o organismo converte calorias em energia para realizar funções vitais como batimento cardíaco e funções do Sistema Nervoso Central. Quanto mais acelerado for o metabolismo maior será a queima de calorias e consequentemente menor será o acúmulo de gorduras.

Foi baseado nesse princípio que as irmãs norte-americanas Lyssie Lakatos e Tammy Lakatos, criaram a Dieta Metabólica, também conhecida como Dieta do Metabolismo.

O plano da dieta é estruturado na aceleração do metabolismo. O fracionamento da alimentação em seis pequenas refeições ao dia, evitando dessa maneira longos períodos em jejum é apontado como o fator crucial para manter o metabolismo acelerado e então favorecer a perda de peso. A prática de atividade física também é recomendada aos seguidores da dieta, em especial a musculação. Com o aumento da massa muscular é possível promover a aceleração do metabolismo, uma vez que o tecido muscular gasta energia para realizar a sua contração durante os movimentos.

O consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, como grãos integrais, frutas, legumes e verduras, bem como de proteína magras frango, peixe, ovo, queijos brancos (ricota, cottage, queijo minas), iogurte desnatado, leguminosas (feijões, ervilha, lentilha e soja) é estimulado, pois, esses alimentos demandam mais tempo para serem digeridos levando à aceleração do metabolismo.

Alimentos como arroz branco, doces, açúcares, biscoitos e bolos são limitados entre os seguidores da Dieta do Metabolismo por possuírem alto índice glicêmico e, portanto, serem rapidamente digeridos comprometendo a saciedade.

A inclusão de alimentos fontes de gorduras boas como castanha-do-pará, de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva extra virgem, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol, também faz parte das recomendações da dieta.

Outros cuidados com a alimentação também são transmitidos aos seguidores da Dieta como consumir doces apenas junto das refeições como sobremesas, para evitar os picos na glicemia; tomar o sumo de um limão galego diluído em água para acelerar o metabolismo; associar a salada ao azeite e arroz integral, a fim de aumentar a densidade calórica da refeição.

O tamanho das porções consumidas também é outro cuidado que o seguidor da Dieta Metabólica deve se atentar. No caso dos carboidratos a porção deve ser equivalente a um punho fechado, já para frango ou peixe a referência é o tamanho da mão e para as carnes a palma da mão.

Vantagens da Dieta Metabólica ou Dieta do Metabolismo

A realização de seis pequenas refeições ao dia, evitando longos períodos em jejum, como recomenda a dieta, estimula o metabolismo e favorece a perda de peso.

Desvantagens da Dieta Metabólica ou Dieta do Metabolismo

A orientação para o consumo do sumo de um limão galego diluído em água para acelerar o metabolismo, transmitida pela Dieta, não possui comprovação científica.

O tamanho adequado da porção dos alimentos a ser consumida, deve ser estabelecido por um nutricionista de acordo com as necessidades nutricionais de cada indivíduo.

Dieta Metabólica ou Dieta do Metabolismo x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta Metabólica ou Dieta do Metabolismo: As porções recomendadas pela dieta são baseadas no tamanho da palma das mãos, o que não é ideal, pois não é possível garantir que o tamanho da sua mão equivale à quantidade do alimento que você deva consumir. A dieta estimula ainda o consumo de suco de limão como forma de acelerar o metabolismo, o que não tem comprovação cientifica e ainda pode provocar irritação no estômago.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

  • É fácil de seguir?

    Dieta Metabólica ou Dieta do Metabolismo: Com essa dieta você realiza uma refeição a cada três horas, um importante passo para garantir a saciedade e a perda de peso. A dieta estimula a prática de atividades físicas, em especial a musculação, como forma de favorecer a aceleração do metabolismo.

    Dieta e Saúde: Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda.

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta Metabólica ou Dieta do Metabolismo: Como na maioria das dietas da moda, você conta apenas com orientações disponíveis na internet ou em livros, muitas vezes imprecisas e confusas. Você não tem ferramentas para te auxiliar no processo do emagrecimento e não consegue avaliar se está perdendo peso da maneira correta sem comprometer sua saúde.

    Dieta e Saúde: Diversas ferramentas que irão auxiliar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta Metabólica ou Dieta do Metabolismo: Ao seguir uma dieta da moda como a Dieta do Metabolismo, você faz tudo sozinho. Lê as orientações da dieta e adapta sua rotina a elas, o que pode deixar tudo mais difícil e desestimulante.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você não está sozinho. Somos a maior Comunidade online de emagrecimento do país. Você compartilha experiências, dicas, dificuldades com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, tornando o processo de emagrecimento motivador.

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta Metabólica ou Dieta do Metabolismo: Como as demais dietas da moda, ao realizar a Dieta do Metabolismo você normalmente não conta com as orientações e acompanhamento de profissionais.

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta Metabólica ou Dieta do Metabolismo: A dieta estimula o consumo de frutas, legumes e verduras, cereais integrais, carnes magras, lácteos desnatados, bem como fontes de gorduras boas.

    Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.