Dieta do Tipo Sanguíneo

Como funciona a Dieta do Tipo Sanguíneo?

Dieta do Tipo Sanguíneo

A dieta do tipo sanguíneo foi desenvolvida pelo médico americano Peter D’Adamo, e publicada no livro “Eat right for your type” (“Coma certo para o seu tipo” e tradução literal) em 1996. Essa dieta considera que cada grupo sanguíneo deve priorizar e evitar determinados alimentos.

De acordo com as características de seu tipo sanguíneo, você deverá consumir certos alimentos que irão ajudar em processos inflamatórios e favorecer o ritmo do seu metabolismo, acelerando o emagrecimento.

Os alimentos são divididos em categorias:

Benéficos: são os alimentos que devem ser consumidos diariamente, e que são capazes de prevenir e tratar doenças, além de auxiliar na eliminação de peso.

Neutros: são alimentos que não trazem prejuízos e nem benefícios ao organismo, e por isso, podem ou não ser consumidos, dependendo da vontade de quem está seguindo essa dieta.

Nocivos: devem ser eliminados da dieta, pois desequilibram o organismo, diminuindo o metabolismo, favorecendo o aumento de peso, além de sintomas como enxaqueca e má digestão.

Abaixo conhecemos um pouco da dieta de cada um dos tipos sanguíneos:

Tipo O: Seria o grupo mais antigo, basicamente caçador, devem seguir uma dieta rica em carnes.

Tipo A:Seriam os agricultores, com dificuldade em digerir proteínas de origem animal, por isso, devem evitar carnes vermelhas.

Tipo B:Seriam os nômades, podem tolerar a dieta mais variada. É o único grupo que tolera bem os laticínios em geral.

Tipo AB:É uma evolução dos grupos A e B, sendo que a alimentação desse grupo é baseada na dieta dos grupos sanguíneos A e B. Precisam de uma alimentação equilibrada, contendo um pouco de cada grupo alimentar.

Vantagens da Dieta do Tipo Sanguíneo

É uma dieta de fácil entendimento, já que é só seguir os alimentos que estão na lista e é uma dieta com baixo custo, pois não requer gastos com alimentos especiais.

Desvantagens da Dieta do Tipo Sanguíneo

É difícil ser seguida em família, já que cada membro pode ter um tipo diferente de sangue. Falta comprovação científica sobre sua real eficácia. Restringir determinado grupo de alimentos pode trazer consequências negativas ao organismo, pois, pode ocorrer a falta de algum nutriente importante ao funcionamento adequado do corpo.

Dieta do Tipo Sanguíneo x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta do Tipo Sanguíneo: Com a Dieta do Tipo Sanguíneo você come tudo o que o seu tipo sanguíneo permite. Ou seja, você não aprende a se alimentar com qualidade e equilíbrio.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

  • É fácil de seguir?

    Dieta do Tipo Sanguíneo: A Dieta do Tipo Sanguíneo interfere em sua rotina alimentar, você deve adequar sua alimentação ao seu tipo sanguíneo. Evitando alimentos que não sejam indicados para seu organismo. Sendo difícil de seguir e se adaptar, ainda mais em família, já que o que faz bem para você, pode não fazer bem a um parente. Você está disposto a mudar todos os seus hábitos?

    Dieta e Saúde: Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda.

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta do Tipo Sanguíneo: Com a Dieta do Tipo Sanguíneo você tem apenas uma lista de alimentos permitidos e proibidos para o seu tipo sanguíneo. Você não tem ferramentas para te auxiliar no processo do emagrecimento e não consegue avaliar se está perdendo peso da maneira correta sem comprometer sua saúde.

    Dieta e Saúde: Diversas ferramentas que irão auxiliar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!.

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta do Tipo Sanguíneo: Para a Dieta do Tipo Sanguíneo você deve seguir as regras sozinho, o que torna mais difícil se manter na dieta.

    Dieta e Saúde: Emagrecer na companhia de amigos é bem melhor, não é mesmo? No Dieta e Saúde você encontra a maior Comunidade online de emagrecimento do país. É um ótimo modo de compartilhar experiências e dicas com quem quer o mesmo que você: emagrecer! Quem participa ativamenta da Comunidade emagrece até 5 vezes mais do que quem não participa.

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta do Tipo Sanguíneo: Embora, tenha sido criada por um médico, é feita sem o acompanhamento de profissionais para tirar suas dúvidas e oferecer orientação.

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta do Tipo Sanguíneo: Na Dieta do Tipo Sanguíneo você come de acordo com as características de seu tipo sanguíneo, priorizando e evitando determinados alimentos.

    Dieta e Saúde: Como a proposta do Dieta e Saúde é a reeducação alimentar, você vai aprender que comer de tudo não é problema se você tiver moderação e ponderar suas escolhas. Um doce, um pedaço de pizza não são proíbidos, mas você aprenderá que seu consumo não deve ser frequente.