Dieta do Vinagre

Como funciona a Dieta do Vinagre?

Dieta do Vinagre

Inclusão de 2 a 3 colheres de sopa de vinagre diariamente em saladas, pratos quentes e/ou no tempero de carnes.

O princípio da dieta é estabelecido na alegação de que o ácido acético, principal componente do vinagre, possui efeito termogênico e atua como acelerador do metabolismo promovendo então o emagrecimento. O vinagre é obtido através da fermentação de frutas ou cereais que convertem o açúcar destes alimentos em álcool e então em ácido acético.

O ácido acético é apontado pelos defensores da dieta como um inibidor da atividade de enzimas que atuam na digestão de carboidratos, o que comprometeria a absorção do nutriente. Além disso, os defensores desta dieta consideram o vinagre como um controlador de apetite. Com a ingestão do vinagre a digestão dos alimentos se tornaria mais lenta fazendo com que os alimentos permaneçam mais tempo no estômago, promovendo consequentemente maior sensação de saciedade.

Vantagens da Dieta do Vinagre

Não há vantagens que possam ser associadas à dieta.

Desvantagens da Dieta do Vinagre

Cientistas no Japão verificaram redução de aproximadamente 10% de gordura corporal em indivíduos obesos submetidos ao consumo de vinagre em associação a uma dieta equilibrada. Contudo, não há outros estudos que comprovem os resultados obtidos pelos japoneses, o que não permite a confirmação da eficácia do consumo de vinagre sobre a redução de gordura corporal. As demais alegações a respeito do ácido acético como o seu possível efeito sobre as enzimas digestivas, assim como seu efeito sobre o apetite também não possuem comprovação científica.

O consumo excessivo de vinagre pode provocar irritação gastrointestinal. Se já há um quadro de gastrite ou úlcera, a dieta não deve ser seguida devido ao risco de agravar os sintomas.

Dieta do Vinagre x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta do Vinagre: A dieta não propõe mudanças alimentares, nem mesmo orienta quanto às melhores escolhas. Você consome quanto e o que desejar sem qualquer restrição. Ou seja, você não aprende a se alimentar com qualidade e equilíbrio.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

  • É fácil de seguir?

    Dieta do Vinagre: A única regra da dieta é que você inclua o vinagre em suas refeições. Essa inclusão pode ser algo difícil e incomodo, devido ao sabor ácido do alimento. Toda mudança radical é difícil de adotar e pode interferir diretamente em sua adesão e dedicação à dieta.

    Dieta e Saúde: Quando você tem a oportunidade de aprender hábitos saudáveis para melhorar sua qualidade de vida e consegue acompanhar de perto sua evolução, fica mais fácil e motivador seguir uma dieta. Com o Dieta e Saúde é assim, você aprender no dia-a-dia a melhorar sua alimentação e os resultados são visíveis semana após semana.

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta do Vinagre: A dieta não oferece cardápios, lista de alimentos específica, ou outras ferramentas de apoio para te auxiliar no processo de emagrecimento. Com isso, não é possível identificar se está perdendo peso e se alimentando da maneira correta sem prejudicar sua saúde.

    Dieta e Saúde: Você sabe que ter apoio e informação durante o período de emagrecimento é fundamental para se manter motivado. E no Dieta e Saúde você tem diversas ferramentas que irão auxiliar você a conquistar o peso ideal. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta do Vinagre: Normalmente quando segue uma dieta da moda você lê as regras e segue a lista de alimentos propostos, com essa dieta não há cardápio ou mesmo lista de alimentos, você faz a dieta sozinho, apenas incluindo o vinagre às preparações.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você não está sozinho. Somos a maior Comunidade online de emagrecimento do país. Aqui você compartilha experiências, dicas, dificuldades com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, tornando o processo de emagrecimento motivador

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta do Vinagre: Como a dieta não possui comprovação científica, você contará apenas com informações e orientações, muitas vezes confusas e imprecisas disponíveis em sites na internet. Você realiza a dieta sem qualquer suporte profissional para esclarecimento de dúvidas ou dos efeitos do consumo excessivo de vinagre à sua saúde

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta do Vinagre: A Dieta do Vinagre não propõe restrições alimentares, bem como não determina quais alimentos você deve consumir e não orienta sobre as quantidades recomendadas e o consumo diário do vinagre pode comprometer a adesão da dieta.

    Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.