Dieta dos Carboidratos ou Atkins

Como funciona a Dieta dos Carboidratos ou Atkins?

Dieta dos Carboidratos ou Atkins

Os princípios da Dieta dos Carboidratos ou Dieta Atkins é a drástica redução dos carboidratos, pois acredita-se que ao excluir essa principal fonte de energia do nosso organismo, o corpo é forçado a utilizar as reservas de gordura como fonte de energia e, assim, ocorre à perda de peso.

A dieta dos carboidratos foi desenvolvida pelo cardiologista Robert Atkins, por isso a dieta tornou-se conhecida mundialmente como Dieta do Dr. Atkins.

O cardápio da dieta é composto principalmente por proteína e gordura na forma de carnes, óleos, manteiga e produtos lácteos.

A Dieta dos carboidratos recomenda que seja realizada em um processo de quatro fases:

Indução: Durante 2 semanas estão liberados carnes, queijos e outros produtos ricos em gordura enquanto apenas os vegetais com baixo teor de carboidratos são permitidos, como brócolis, tomate e alface, mesmo assim limitados a 3 porções pequenas por dia.

Perda de Peso Contínua: O objetivo dessa fase é descobrir o quanto de carboidratos pode-se comer e ainda perder peso, por isso a quantidade de legumes pode ser aumentada. Essa etapa dura até que se esteja de 3 a 5 quilos de seu peso ideal.

Pré Manutenção: Nesta fase se descobre o quanto de carboidrato pode comer sem ganhar peso. Dez gramas de carboidratos podem ser adicionados por dia. Esta fase dura de 2 a 3 meses.

Manutenção: O objetivo é manter os hábitos alimentares adquiridos nas fases anteriores, com cerca de 100 gramas de carboidratos por dia.

Vantagens da Dieta dos Carboidratos ou Atkins

- As proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade.

- Não há limitação de quantidade de alimentos a serem consumidos, somente os tipos de alimentos são restritos.

- Redução de peso em curto prazo, mas não necessariamente de gordura, ocorre perda de massa também.

Desvantagens da Dieta dos Carboidratos ou Atkins

- Com o consumo drasticamente limitado de carboidratos, ingestão abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que são de 55 a 75% das calorias totais do dia, o organismo tende a converter gordura em energia acarretando na liberação de corpos cetônicos, componentes que em altos níveis podem ser prejudiciais às células, além de causar mau hálito.

- Os adeptos da dieta também ficam expostos a quadros de tonturas, fraqueza e desmaios, e frequentemente são acometidos por constipação intestinal devido ao baixo consumo de fibras.

- Em virtude do grande consumo de alimentos protéicos, a quantidade de gorduras saturada e colesterol é elevada ao ponto de contribuir para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL - colesterol) e favorecer a ocorrência de problemas cardiovasculares.

- O excessivo consumo de proteínas pode também ocasionar sobrecarga renal e, se mantida a longo prazo, há o risco do desenvolvimento de insuficiência renal.

Dieta dos Carboidratos ou Atkins x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta dos Carboidratos ou Atkins: A rotina alimentar desta dieta é de extremos. Você reduz drasticamente o consumo de carboidratos e ingere proteínas e gorduras em excesso. Ou seja, você não aprende a se alimentar com qualidade e equilíbrio.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

  • É fácil de seguir?

    Dieta dos Carboidratos ou Atkins: A Dieta do Carboidrato está no grupo das dietas restritivas. Além disso, você deve ficar atento às fases da dieta para seguir corretamente.

    Dieta e Saúde: A Dieta dos Pontos do Dieta e Saúde não exige que você mude radicalmente sua rotina e nem abra mão dos alimentos que está acostumado a consumir. A sua consciência alimentar é desenvolvida naturalmente, o que torna a reeducação alimentar uma dieta mais fácil de ser seguida e mantida

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta dos Carboidratos ou Atkins: Na Dieta do Carboidrato, você conta com a lista de regras das fases da dieta. No entanto, você não tem ferramentas que te possibilitam acompanhar de perto sua evolução durante o emagrecimento e nem se você está conseguindo fazer isso da maneira adequada, ou seja, com saúde.

    Dieta e Saúde: O Dieta e Saúde te oferece ferramentas que permitem acompanhar a evolução do seu emagrecimento no dia-a-dia e por ser 100% online, você pode acessar sua página a qualquer momento. Conte com: Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional e emagreça com saúde.

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta dos Carboidratos ou Atkins: Normalmente quando você faz uma dieta da moda, como a Dieta do Carboidrato, você faz tudo sozinho. Você até começa com certa empolgação, mas tem dificuldade de se manter firma, já que a privação dura muito tempo.

    Dieta e Saúde: Emagrecer na companhia de amigos é bem melhor, não é mesmo? No Dieta e Saúde você encontra a maior Comunidade online de emagrecimento do país. É um ótimo modo de compartilhar experiências e dicas com quem quer o mesmo que você: emagrecer! Quem participa ativamenta da Comunidade emagrece até 5 vezes mais do que quem não participa.

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta dos Carboidratos ou Atkins: Embora, tenha sido criada por um médico, Dieta do Carboidrato, assim como a maioria das dietas da moda, é normalmente feita sem o acompanhamento contínuo de profissionais para tirar suas dúvidas e oferecer orientação.

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Nossa metodologia foi cirada por diversos especilistas coordenados pela nutricionista-chefe do Dieta e Saúde, a Dra. Roberta Stella e você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta dos Carboidratos ou Atkins: Na Dieta do Carboidrato você come proteínas e gorduras em excesso e ingere carboidratos em escassez, o que é arriscado para sua saúde, pois, não fornece uma quantidade balanceada de nutrientes.

    Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.