Dieta dos Passos

Como funciona a Dieta dos Passos?

Dieta dos Passos

Trata-se de um livro escrito pelo preparador físico Renato Dutra, e é baseado no conceito de que o gasto calórico é fundamental para a perda de peso, ou seja, para emagrecer é necessário gastar mais energia do que consumimos.

Estudos realizados pelo autor mostraram que nosso metabolismo mudou pouco em relação aos nossos ancestrais, mas, por outro lado, nosso estilo de vida foi completamente alterado para um cotidiano mais sedentário (escadas rolantes, controle remoto, carro, demais facilidades tecnológicas), estimando-se que hoje gastamos aproximadamente 35% menos energia que nossos antepassados.

O livro é acompanhado por um pedômetro, aparelho que registra os passos dados por uma pessoa em determinado tempo, dessa forma é possível conhecer melhor o gasto calórico. A partir dessa informação, são estipuladas metas para aumentar os níveis de atividade física, que contribuirá para o emagrecimento.

De acordo com o livro, para garantir uma boa saúde são necessários 10 mil passos diários. Para quem deseja emagrecer, essa recomendação aumenta para 13 mil ou mais passos diariamente. Entretanto, é importante considerar que uma pessoa sedentária começar com 5 mil passos diários e sair do sedentarismo, já é um ótimo começo.

Vantagens da Dieta dos Passos

Um ponto positivo é que estimula a prática de atividades físicas. Os exercícios contribuem para melhorar a composição corporal, traz benefícios a nossa saúde, além de promover sensação de bem estar.

Desvantagens da Dieta dos Passos

Caso a dieta dos passos não seja aliada a uma alimentação equilibrada e saudável, a eliminação de peso poderá ser prejudicada.

Dieta dos Passos x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta dos Passos: A rotina desta dieta não possui orientações quanto a alimentos que devem ser consumidos ou evitados. A única regra a ser seguida é praticar atividade física. Ou seja, você não terá qualquer informação quanto a forma de se alimentar com qualidade e equilíbrio.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

  • É fácil de seguir?

    Dieta dos Passos: A Dieta dos Passos não determina restrições ou grandes mudanças em sua rotina. Para seguir essa dieta você precisa apenas incluir a prática de atividades gradualmente na sua rotina e assim favorecer seu metabolismo e consequentemente a perda de peso.

    Dieta e Saúde: Lembre-se que a Dieta dos Pontos do Dieta e Saúde propõe que você faça a mudança de seus hábitos aos poucos, trocando os prejudiciais por novos e saudáveis. Por não ser restritiva e defender o consumo variado de alimentos, nossa reeducação alimentar pode ser facilmente adaptada ao seu dia-a-dia.

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta dos Passos: Como nessa dieta você não possui cardápios ou lista de alimentos, assim como não conta com outras ferramentas e recursos que possam te auxiliar no processo do emagrecimento e não consegue avaliar se está perdendo peso conforme o adequado, sem comprometer a saúde.

    Dieta e Saúde: Diversas ferramentas que irão auxiliar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta dos Passos: Ao seguir a Dieta dos Passos você terá que seguir as regras e incluir a prática de exercícios por conta própria, o que pode se tornar um empecilho e prejudicar sua adesão à dieta, como geralmente acontece com as dietas da moda.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você não está sozinho. Somos a maior Comunidade online de emagrecimento do país. Você compartilha experiências, dicas, dificuldades com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, tornando o processo de emagrecimento motivador.

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta dos Passos: Embora, tenha sido criada por um educador físico, a dieta é normalmente seguida sem acompanhamento de nutricionistas para orientar sobre alimentação ou outros profissionais da saúde para tirar suas dúvidas e oferecer as orientações necessárias.

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta dos Passos: A dieta não determina quais alimentos devem ser consumidos, nem mesmo faz orientações quanto as adaptações necessárias à alimentação antes, durante e após a prática de exercícios físicos

    Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.