Dieta da Lua

Como funciona a Dieta da Lua?

Dieta da Lua

Segundo os princípios dessa dieta, a Lua exerce influência nos líquidos do nosso corpo. Dessa maneira, sempre que a Lua mudar de fase, o que ocorre uma vez por semana, o adepto a essa dieta deverá passar 24 horas ingerindo somente líquidos.

Para cada fase da Lua existe uma explicação a cerca de sua influência em nosso organismo:

Lua nova:momento propício para iniciar uma dieta, pois essa fase auxilia a adoção de novos hábitos alimentares e controle da gula. Ótima oportunidade para iniciar a prática de atividades físicas regularmente.

Lua crescente:período propenso ao aumento de peso, mesmo mantendo a alimentação normal. Por isso, é importante ter mais cautela para não cometer excessos alimentares, e assim, não engordar. Essa fase é ideal para quem deseja ganhar peso.

Lua minguante:nesse estágio o organismo elimina líquido e toxinas com mais facilidade, auxiliando a eliminação de peso. A compulsão por doces é controlada mais facilmente.

Lua cheia:maior tendência à retenção de líquidos. Quem já iniciou a dieta deve ter persistência para o peso não estabilizar, quem ainda não começou, o ideal é esperar a Lua nova, que é a fase mais favorável para iniciar uma dieta.

Nos dias de mudança da Lua os alimentos sólidos são proibidos e a pessoa deverá beber água, chás, café e sucos sem açúcar, iogurtes e sopas de legumes batidas. O ideal é beber suco de frutas no café da manhã, e nos intervalos das refeições suco de frutas e hortaliças (couve, espinafre, manjericão, aipo), sempre variando os ingredientes. No almoço e jantar, consumir sopa de legumes batida (chuchu, cenoura, espinafre, abobrinha), sendo que a batata deve ser evitada. Nos intervalos, a ingestão de água e chás sem açúcar é liberada.

Vantagens da Dieta da Lua

Nos dias de mudança nas fases da Lua, ocorre bom consumo de frutas, legumes e verduras, que são fontes de vitaminas e minerais importantes para o funcionamento adequado do organismo. Esses alimentos também são fontes de fibras que contribuem para o trânsito intestinal, além de aumentar a sensação de saciedade.

Desvantagens da Dieta da Lua

No período em que se segue a dieta liquida, as calorias fornecidas ao nosso organismo são muito poucas, ficando abaixo das necessidades energéticas de um adulto, o que pode ser prejudicial a saúde. Nesse período, é possível apresentar sintomas como tonturas, fraqueza, dor de cabeça, mal estar. Esses sinais estão relacionados à baixa ingestão de carboidratos, que é a principal fonte de energia ao nosso organismo e está presente nos cereais (arroz, milho, macarrão, pães), raízes e tubérculos (batata, mandioca).

Apesar das bebidas propostas serem ricas em vitaminas e minerais, é pobre em carboidratos, proteínas e gorduras, contradizendo os princípios da alimentação saudável.

Outro ponto, é que essa dieta não promove a reeducação alimentar. Sendo assim, seus adeptos podem recuperar o peso perdido quando pararem de segui-la. Além disso, caso não haja uma alimentação balanceada nos outros dias da semana, o emagrecimento fica prejudicado.

Também não existem estudos científicos que comprovem a eficácia dessa dieta em relação ao emagrecimento.

Dieta da Lua x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta da Lua: A Dieta da Lua propõe drásticas restrições alimentares, em especial no período em que há mudança na fase da lua, quando o consumo de alimentos sólidos está proibido. A exclusão de alimentos ocasiona a restrição de carboidratos, proteínas e gorduras essenciais ao corpo. Grandes restrições alimentares não promovem a mudança de hábitos e a qualidade da alimentação.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas. E esse propicia um emagrecimento duradouro.

  • É fácil de seguir?

    Dieta da Lua: A Dieta da Lua é outro exemplo de dieta radical que te priva do consumo de diversos tipos de alimentos. A dieta impõe mudanças em sua rotina e prejudica, sobretudo, sua saúde. Você realmente acredita que é preciso passar fome para perder peso?

    Dieta e Saúde: Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda.

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta da Lua: Para seguir essa dieta, como ocorre com a maioria das dietas restritivas, você precisa apenas seguir as regras. Você segue sem poder avaliar se está perdendo peso da maneira correta sem comprometer sua saúde.

    Dieta e Saúde: Diversas ferramentas que irão auxiliar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta da Lua: Se manter firme nessa dieta será o seu principal desafio, pois você terá que fazer tudo sozinho: encontrar as informações na internet, interpretar as regras e aplicar as restrições a sua rotina. Dietas radicais como essa favorecem o temido efeito-sanfona após o final da dieta  .

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você não está sozinho. Somos a maior Comunidade online de emagrecimento do país. Você compartilha experiências, dicas, dificuldades com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, tornando o processo de emagrecimento motivador.

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta da Lua: Essa é mais uma dieta que normalmente é realizada sem qualquer acompanhamento profissional. Você faz tudo por sua conta e risco e o maior acompanhamento que consegue é a informação que você pode tirar da internet ou de algum amigo que resolve entrar nessa com você.

    Dieta e Saúde: Lembre-se que no Dieta e Saúde você nunca está sozinho. Além do apoio da Comunidade, você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta da Lua: Uma vez por semana, durante a mudança da fase da lua, seu consumo de alimentos se limita a líquidos, como sopas batidas, sucos e chás sem açúcar e água.

    Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.