Dieta Paleolítica ou Dieta Paleo

Como funciona a Dieta Paleolítica ou Dieta Paleo?

Dieta Paleolítica ou Dieta Paleo

Já pensou como seria se alimentar como um homem das cavernas? Pois a Dieta Paleolítica funciona, mais ou menos, assim! Também conhecida como Dieta Paleo, ela tem a proposta de resgatar a maneira como os nossos ancestrais se alimentavam. O nome vem do período “Paleolítico”, ou “Idade da Pedra Lascada”, que foi um período pré-histórico que começou há cerca de 2,5 milhões de anos. O padrão alimentar da época é caracterizado por uma elevada quantidade de gorduras e baixa quantidade de carboidratos, e a Dieta Paleolítica funciona da mesma forma.

Não existe um único tipo de Dieta Paleolítica, mas podemos listar algumas coisas que todas elas têm em comum:

  • - ausência de produtos refinados
  • - ausência de laticínios, com exceção dos fermentados (queijos, iogurtes, etc)
  • - ausência de alimentos processados
  • - ausência de grãos

Embora pareça que essa dieta só permite alimentos de origem animal, ela também permite uma alta quantidade de verduras e legumes.

No entanto, é muito importante ressaltar que ela exclui alimentos que fazem parte do dia a dia do brasileiro! Você consegue se ver sem o famoso arroz e feijão? E o pãozinho de todas as manhãs? Imagina só ficar sem um pedaço de bolo nas festas ou sem poder comer uma pizza com os amigos! Pois saiba que a Dieta Paleolítica restringe todos esses alimentos prazerosos e que podem ser incluídos na sua alimentação, desde que com moderação, é claro.

Vantagens da Dieta Paleolítica ou Dieta Paleo

Restringe a quantidade de carboidratos, o que faz com que haja controle da produção de insulina pelo corpo, que é um hormônio que favorece o ganho de gordura. A restrição de carboidratos também pode ser eficaz para pessoas que apresentam síndrome metabólica, diabetes, resistência à insulina e excesso de peso. Vale lembrar que existem níveis de restrição de carboidratos e, por isso, se você tem uma das condições citadas é fundamental que a alimentação seja validada e indicada por um nutricionista e que você esteja em acompanhamento com um médico especialista.

Desvantagens da Dieta Paleolítica ou Dieta Paleo

É baseada em uma alimentação altamente restritiva em carboidratos e grupos alimentares. Assim como toda dieta, ela não considera aspectos pessoais e culturais relacionados ao hábito alimentar de cada indivíduo. Essa grande restrição pode trazer consequências ruins a curto, médio e longo prazo como: episódios de compulsão alimentar, desidratação, tonturas, fraqueza, cãibras, intestino preso, etc.

Dieta Paleolítica ou Dieta Paleo x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta Paleolítica ou Dieta Paleo: Dietas restritivas, além de prejudicarem a saúde, não ajudam a ter um melhor “relacionamento” com os alimentos. Uma boa alimentação deve respeitar a qualidade e quantidade dos alimentos, além das preferências individuais e, também, a cultura alimentar. Por isso, não, a dieta Paleo não leva a comer “corretamente”.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

  • É fácil de seguir?

    Dieta Paleolítica ou Dieta Paleo: Mudanças drásticas na alimentação são difíceis de serem incorporadas, levam a alterações do humor e aumento do estresse. Essas características tornam o engajamento a ela muito baixo, o que indica uma dificuldade em adequar essa dieta ao dia a dia e inseri-la na rotina alimentar de cada um.

    Dieta e Saúde: A Dieta dos Pontos do Dieta e Saúde não exige que você mude radicalmente sua rotina e nem abra mão dos alimentos que está acostumado a consumir. A sua consciência alimentar é desenvolvida naturalmente, o que torna a reeducação alimentar uma dieta mais fácil de ser seguida e mantida

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta Paleolítica ou Dieta Paleo: O emagrecimento é feito por conta própria e terá como guia livros ou conteúdos encontrados na internet. Basicamente, terá uma lista dos alimentos permitidos e proibidos e, a partir dela, deverá elaborar as suas refeições.

    Dieta e Saúde: O Dieta e Saúde te oferece ferramentas que permitem acompanhar a evolução do seu emagrecimento no dia-a-dia e por ser 100% online, você pode acessar sua página a qualquer momento. Conte com: Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional e emagreça com saúde.

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta Paleolítica ou Dieta Paleo: A dieta Paleolítica por si só não oferece e nem incentiva uma comunidade ou, ainda, não indica pessoas que possam auxiliar. Dessa maneira, a dieta e a busca por informações deverá ser feita por conta própria.

    Dieta e Saúde: Emagrecer na companhia de amigos é bem melhor, não é mesmo? No Dieta e Saúde você encontra a maior Comunidade online de emagrecimento do país. É um ótimo modo de compartilhar experiências e dicas com quem quer o mesmo que você: emagrecer! Quem participa ativamente da Comunidade emagrece até 5 vezes mais do que quem não participa.

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta Paleolítica ou Dieta Paleo: Assim como qualquer dieta que é vendida em livrarias, não há acompanhamento individualizado. Por isso, o Dieta e Saúde recomenda fortemente que, se pretende seguir qualquer dieta, é importante consultar um nutricionista e ter opiniões de especialistas na área para alertar dos possíveis riscos de segui-la.

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Nossa metodologia foi criada por diversos especialistas coordenados pela nutricionista-chefe do Dieta e Saúde, a Dra. Roberta Stella e você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta Paleolítica ou Dieta Paleo: Não é permitido: farináceos, açúcar, cerveja, pães, bolos, macarrão, pizza, batata, mandioca, frutas, com exceção das berries (morango, mirtilo, framboesa, amora), cenoura, beterraba, sucos de frutas, produtos processados e ultraprocessados. Alimentos permitidos: carnes, oleaginosas, ovos, bacon, abacate, açaí e hortaliças. Esse dieta leva a um excesso de gorduras e uma restrição grande de carboidratos.

    Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saúde você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.