Dieta da Proteína ou Dieta Atkins

Como funciona a Dieta da Proteína ou Dieta Atkins?

Dieta da Proteína ou Dieta Atkins

Os princípios da Dieta da Proteína é a drástica redução dos carboidratos, pois acredita-se que ao excluir essa principal fonte de energia do nosso organismo, o corpo é forçado a utilizar as reservas de gordura como fonte de energia e, assim, ocorre à perda de peso.

A dieta da proteína foi desenvolvida pelo cardiologista Robert Atkins, por isso a dieta tornou-se conhecida mundialmente como Dieta do Dr. Atkins.

O cardápio da dieta é composto principalmente por proteína e gordura na forma de carnes, óleos, manteiga e produtos lácteos.

A Dieta Atkins recomenda que seja realizada em um processo de quatro fases:

Indução: Durante 2 semanas estão liberados carnes, queijos e outros produtos ricos em gordura enquanto apenas os vegetais com baixo teor de carboidratos são permitidos, como brócolis, tomate e alface, mesmo assim limitados a 3 porções pequenas por dia.

Perda de Peso Contínua: O objetivo dessa fase é descobrir o quanto de carboidratos pode-se comer e ainda perder peso, por isso a quantidade de legumes pode ser aumentada. Essa etapa dura até que se esteja de 3 a 5 quilos de seu peso ideal.

Pré Manutenção: Nesta fase se descobre o quanto de carboidrato pode comer sem ganhar peso. Dez gramas de carboidratos podem ser adicionados por dia. Esta fase dura de 2 a 3 meses.

Manutenção: O objetivo é manter os hábitos alimentares adquiridos nas fases anteriores, com cerca de 100 gramas de carboidratos por dia.

Vantagens da Dieta da Proteína ou Dieta Atkins

- As proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade.

- Não há limitação de quantidade de alimentos a serem consumidos, somente os tipos de alimentos são restritos.

- Redução de peso em curto prazo, mas não necessariamente de gordura, ocorre perda de massa também.

Desvantagens da Dieta da Proteína ou Dieta Atkins

- Com o consumo drasticamente limitado de carboidratos, ingestão abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que são de 55 a 75% das calorias totais do dia, o organismo tende a converter gordura em energia acarretando na liberação de corpos cetônicos, componentes que em altos níveis podem ser prejudiciais às células, além de causar mau hálito.

- Os adeptos da dieta também ficam expostos a quadros de tonturas, fraqueza e desmaios, e frequentemente são acometidos por constipação intestinal devido ao baixo consumo de fibras.

- Em virtude do grande consumo de alimentos protéicos, a quantidade de gorduras saturada e colesterol é elevada ao ponto de contribuir para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL - colesterol) e favorecer a ocorrência de problemas cardiovasculares.

- O excessivo consumo de proteínas pode também ocasionar sobrecarga renal e, se mantida a longo prazo, há o risco do desenvolvimento de insuficiência renal.

Dieta da Proteína ou Dieta Atkins x Dieta e Saúde

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta da Proteína ou Dieta Atkins: A rotina alimentar desta dieta é de extremos. Você reduz drasticamente o consumo de carboidratos e ingere proteínas e gorduras em excesso. Ou seja, você não aprende a se alimentar com qualidade e equilíbrio.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

  • É fácil de seguir?

    Dieta da Proteína ou Dieta Atkins: A Dieta da Proteína está no grupo das ditas restritivas, ou seja, é uma dieta que interfere radicalmente na sua rotina, te privando de consumir algum tipo de alimentos, no caso, os carboidratos. Toda mudança radical é difícil de seguir e interfere até no seu humor. Você está disposto a levar uma vida de privações?

    Dieta e Saúde: Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda.

  • O que terei a minha disposição?

    Dieta da Proteína ou Dieta Atkins: Como na maioria das dietas restritivas, para fazer a Dieta da Proteína, você conta com a lista de regras e restrições de cardápio. Você não tem ferramentas para te auxiliar no processo do emagrecimento e não consegue avaliar se está perdendo peso da maneira correta sem comprometer sua saúde.

    Dieta e Saúde: Diversas ferramentas que irão auxiliar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!.

  • Farei a dieta sozinho?

    Dieta da Proteína ou Dieta Atkins: Normalmente quando você faz uma dieta da moda, lê o cardápio e as regras e faz tudo sozinho o que torna mais difícil se manter firme, com a Dieta da Proteína não é diferente.

    Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você não está sozinho. Somos a maior Comunidade online de emagrecimento do país. Você compartilha experiências, dicas, dificuldades com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, tornando o processo de emagrecimento motivador.

  • Quem irá me acompanhar?

    Dieta da Proteína ou Dieta Atkins: Embora, tenha sido criada por um médico, a Dieta da Proteína, assim como a maioria das dietas da moda, é normalmente feita sem o acompanhamento de profissionais para tirar suas dúvidas e oferecer orientação.

    Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

  • O que vou comer?

    Dieta da Proteína ou Dieta Atkins: Na Dieta da Proteína você come proteínas e gorduras em excesso e ingere carboidratos em escassez. Por exemplo, você come uma grande quantidade de carnes e queijos, mas restringe o consumo de pães, massas, doces e até de algumas verduras e frutas.

    Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.