Semana santa: escolhas certas na alimentação

Veja os itens que não podem faltar no seu cardápio.

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Publicado em 26/03/2013

A Páscoa está chegando e nessa época, muitos devotos optam por trocar a carne vermelha e aves da alimentação por peixes e ovos. Algumas pessoas consomem peixe durante toda a Semana Santa, que se inicia no domingo de Ramos.


Mas, para que as refeições não se tornem monótonas ou ainda prejudiquem o emagrecimento, quais as melhores escolhas? Confira os itens que não podem faltar em seu cardápio:

Saladas: inicie a refeição com um prato grande de saladas. Os vegetais crus e cozidos são fontes de vitaminas e minerais essenciais ao funcionamento adequado do organismo. Além disso, os vegetais são ricos em fibras que vão aumentar a saciedade. Invista neles!
Sugestão: Salada primavera

Pescados: são fontes de proteínas e minerais (zinco, fósforo, cálcio e iodo, esse último presente em peixes de água salgada). Também são fontes de ácidos graxos insaturados, um tipo de gordura benéfica à saúde cardiovascular. Quanto ao modo de preparo, prefira sempre peixes assados, cozidos ou grelhados, evitando os peixes fritos, que possuem alto teor calórico.
Sugestões:Filés de peixe à provençal
Merluza com legumes

Temperos: para temperar os alimentos, troque parte do sal e temperos industrializados por produtos naturais, como cebolinha, cebola, alho, orégano, manjericão, manjerona, cominho, noz-moscada, louro. Esses alimentos vão deixar a comida com um aroma incrível, saborosa, além de ajudar a reduzir a ingestão de sal, que em excesso pode aumentar a pressão arterial e causar retenção de líquidos.


Acompanhamentos: invista em legumes cozidos ou grelhados, assim você ganha em nutrientes e ainda economiza calorias. Se optar por batata, dispense o arroz ou a massa, escolha apenas uma opção que seja fonte de carboidratos, assim a refeição ficará balanceada.
Sugestão: Suflê de legumes

Bebidas: quando o prato principal é a bacalhoada, muitos não dispensam o vinho tinto. Se essa for a sua escolha, beba com moderação: 1 taça é o suficiente para você desfrutar do sabor e benefícios da bebida. Mas, se prefere poupar algumas calorias para a sobremesa, opte por sucos naturais ou refrigerantes light.
Sugestão: Limonada suíça

Sobremesa: ganhou muitos ovos de Páscoa? Esse é o momento de comer um pedacinho de chocolate. Aproveite e inclua algumas frutas picadas, por exemplo, morango ou uva e prepare uma deliciosa sobremesa.
Sugestão: Salada de frutas com chocolate

Com pequenas substituições é possível fazer excelentes refeições e sem colocar sua dieta em risco.

Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089