Vá com calma na fase inicial da academia

O começo é para se familiarizar com os aparelhos e com a sala de musculação.

tamanho da letra - +

Publicado em 03/10/2011


Você vai entrar numa academia, mas não sabe que atividade deve ou não fazer e está morrendo de medo de passar vergonha? "Não se preocupe, os professores vão dar todas as orientações, de acordo com o seu condicionamento físico, histórico esportivo, objetivo e disponibilidade de tempo", afirma a personal trainer do Dieta e Saúde, Valéria Alvim.

O primeiro passo é fazer uma avaliação física. Ela realmente é indispensável para que você treine de forma segura e eficiente.

Iniciantes devem começar com as seguintes atividades:

- Exercícios aeróbios (caminhada na esteira, bicicleta ergométrica e transport ou cross trainer), de três a quatro vezes por semana, treinando de dez a 30 minutos. Você deverá aumentar a intensidade do exercício aos poucos, sempre com o apoio do professor.

- Evite fazer aulas como step, spinning, aeroboxe e body combat. Nesta primeira etapa, que é a fase de adaptação, os exercícios devem ser de baixo impacto e baixa intensidade. Esta adaptação aos exercícios é muito pessoal, podendo variar de duas a seis semanas.

- Musculação três vezes por semana, com treino para iniciante. Existem vários programas de musculação, só o seu professor é capaz de avaliar o mais indicado para você. É raro encontrar alguém que não pode fazer musculação. Mesmo que você tenha algum problema, como desvios de coluna, ainda assim pode e deve fazer musculação. Basta comunicar ao responsável pela avaliação física e ao professor da academia. Eles vão montar um treino que se ajuste a você.

- Alongamentos antes e depois de qualquer atividade física e aulas de alongamento duas vezes por semana.



Passada a fase de adaptação, muda-se o treino de musculação e é hora de experimentar as aulas que a academia oferece. "E não deixe de questionar sempre que tiver dúvidas. Um bom professor deve estar sempre atento aos alunos, evitando que eles façam movimentos de maneira incorreta", afirma a personal trainer do Dieta e Saúde.

Valéria Alvim
Personal trainer Dieta e Saúde