Inclua no treino os hábitos que previnem as cãibras

Alongamento, dieta balanceada e hidratação previnem a dor muscular

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Publicado em 14/10/2011

 

Muitas pessoas temem o aparecimento de cãibras durante a prática de exercícios físicos. Mas vale lembrar que o problema não é consequência, exclusiva, do treino. "As cãibras são comuns nas gestantes e em qualquer pessoa, nos dias frios", afirma a personal trainer do Dieta e Saúde, Valéria Alvim. Segundo ela, o problema surge quando os membros inferiores não estão aquecidos adequadamente ou quando há problemas vasculares no organismo. Movimentos repetitivos no trabalho e alguns remédios podem ter as cãibras como efeito colateral.

A puxada no músculo, seguida por uma forte dor, ocorre por espasmos intensos ou contração muscular súbita, involuntária e dolorosa de caráter transitório. Essa contração pode ocorrer em um determinado músculo ou num grupo muscular, que se contrai vigorosamente de forma dolorosa. "A dor parece ser proporcional ao número total de unidades ativas, ou seja, quanto maior for a massa muscular envolvida, maior será a dor", diz Valéria.

Alguns fatores podem determinar a ocorrência de cãibras, como:

- Perda excessiva de água e sais, como sódio e potássio, através da transpiração;


- Acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo em consequência de grande esforço físico;


- Deficiência de fluxo sanguíneo, geralmente nos membros inferiores, causada por resfriamento, mudança brusca de temperatura ou problemas vasculares.



Previna-se:

- Mantenha uma dieta alimentar rica em sais e minerais;


- Beba de 250 a 350 mL de água ou isotônicos durante uma hora de exercícios, de 20 em 20 minutos, mantendo-se hidratado;


- Alongue bem a musculatura antes e depois de qualquer atividade física;


- Repouso e boa adaptação à mudança de temperatura também ajudam a prevenir esta inconveniente presença;


- Se a cãibra aparecer, alongue o músculo ou grupo muscular afetado massageando-o com as mãos.

Valéria Alvim
Personal trainer Dieta e Saúde