Exercício ideal de acordo com cada objetivo.

Um programa completo de atividade física deve conter, os exercícios aeróbios, os anaeróbios e os exercícios que melhorem a flexibilidade mobilidade articular

tamanho da letra - +

Publicado em 09/02/2012

Se você deseja melhorar como um todo, o ideal é que faça estes três tipos de atividade. Desta forma você conseguirá os seguintes benefícios:

- Melhora do seu condicionamento cardio respiratório;
- Aumento da resistência, força e massa muscular;
- Aumento da flexibilidade;
- Maior mobilidade articular;
- Mudança da sua composição corporal, aumentando a massa muscular e diminuindo a porcentagem de gordura;
- Perda, manutenção ou ganho do peso corporal (dependendo do tipo de treino, carga);
- Prevenção de doenças ou ajuda no controle de algumas doenças;
- Melhora da coordenação, do ritmo e da memória;
- Bem estar e diminuição do estresse do dia-a-dia.



Apesar disso, algumas pessoas se focam num determinado objetivo e dispõe de pouco tempo para a prática dos exercícios. Nós sabemos que a regularidade na dieta e nos exercícios é que trarão a você os resultados esperados e que fazer exercícios 5 a 6 vezes por semana é melhor do que fazer 3 vezes por semana. Mas como nem sempre temos 6 dias na semana disponíveis para os exercícios, o ideal neste caso é que você permaneça o mais ativa possível e que tente fazer alguma atividade pelo menos 3 vezes na semana.

 

 

Muitas pessoas têm um objetivo específico e desejam saber qual a atividade mais indicada para alcançar este objetivo. Pensando nisto, relacionamos as atividades mais direcionadas em cada caso, embora você saiba que precisa dos exercícios aeróbios, dos anaeróbios e de muito alongamento.

 

 

Melhora do condicionamento cardio respiratório: Exercícios aeróbios como caminhada, corrida, bicicleta, dança, hidroginástica, spinning, step, transport, natação, jogos como futebol, voleibol etc...


 

Os exercícios anaeróbios também melhoram o condicionamento cardio respiratório, mas em menor proporção aos aeróbios. Além disso, se você deseja correr uma maratona, o foco são os treinos de corrida embora você deva fazer os anaeróbios e também os alongamentos.

 

 

Aumento da resistência muscular: Musculação ou exercícios resistidos (com pesos). Geralmente treinos com pouca carga e muitas repetições (em média de 30 a 40 repetições). Mas os aeróbios também são indicados. Você pode fazer um circuito alternando os exercícios aeróbios com os resistidos (com pesos). Pilates, aula de localizada, treinamento em cirucito, alternando os aeróbios e os exercícios com pesos, aula de trx ( treinemento em suspensão).

 

 

Aumento da força e da massa muscular: Musculação, com treinos com mais carga e poucas repetições. Existem muitos tipos de treinos de musculação. O ideal é mudar os treinos a cada 2 a 3 meses para dar novos estímulos ao músculo. Aula de body pump.

 

 

Enrijecimento ou endurance: Musculação. Você poderá alternar treinos com pouca carga e muitas repetições e treinos com muita carga e poucas repetições. Pilates, aula de localizada ou body pump.

Amenizar a gordura localizada: Você deverá fazer tanto os aeróbios de 5x a 6x por semana quanto os anaeróbios com muita carga e poucas repetições. Mas lembramos que dependendo do caso e do seu objetivo, apenas a cirurgia resolve.

 

 

Celulite e flacidez: Você deverá fazer tanto os aeróbios de 5x a 6x por semana quanto os anaeróbios com muita carga e poucas repetições. Uma drenagem linfática 2x na semana também ajuda as pessoas que retém muito líquido.

 

 

Melhora da coordenação, do ritmo e da memória: Aulas de dança, step, jump, body attack entre outras, embora você possa melhorar nestes quesitos também com alguns exercícios anaeróbios e outras atividades.

 

 

Perda de peso ou mudança da sua composição corporal: Você deve fazer exercícios aeróbios de 5x a 6x por semana, exercícios anaeróbios de 3x a 5x por semana e alongamentos.

 

 

Melhora da flexibilidade e mobilidade articular: Alongamentos, Yoga, Pilates, embora você também desenvolva outros benefícios com estas aulas.

 

 

Tudo isto deve ser associado a uma dieta alimentar balanceada e feito com acompanhamento de um bom profissional que mude o seu treino sempre que necessário.

 

 

O importante é fazer uma atividade que lhe de prazer, mas se você não sente prazer em nenhuma atividade a ajuda de um Personal Trainer que te dê estímulos e ânimo, pode funcionar.

 

 

Agora, se você é daqueles que adora jogar um futebol ou outro esporte coletivo nos finais de semana, ótimo,

mas mesmo assim é importante fazer um trabalho de fortalecimento muscular com a musculação, treinos de corrida que irão melhorar a sua performance no jogo e muito alongamento para relaxar a musculatura e aumentar a sua flexibilidade, caso contrário este futebol nos finais de semana poderá acarretar lesões devido a sobrecarga da atividade e falta de preparo muscular e do condicionamento físico.